Sample Text

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto: Nossa Água, Nossa Vida.


Contextualização: A humanidade acordou para a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria especie. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espeço na nossa sociedade: degradações ambientais, aquecimento global, degelo das calotas polares, falta de saneamento básico, água em falta, coleta de lixo, reciclagem, alterações climáticas, entre tantas outras.
     Diante dessas discussões, a escola passa a redimensionar o seu papel na sociedade, promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problemáticas socioambientais e mais competentes para encontrar soluções.
    O primeiro passo a trabalhar a Educação Ambiental é criar, na escola um ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio ambiente.

Objetivos:
  • Compreender a importância da água para sustentabilidade do Planeta, estudando a temática sob diversos aspectos;
  • Observar e analisar situações onde a água está presente, como elemento essencial à vida das pessoas;
  • Conhecer e compreender o sistema de distribuição e tratamento de água;
  • Incentivar hábitos que visem à preservação da água.

Publico alvo: Séries Iniciais da EEBMSC.

 
Ações com o Lego: Represa construção do lego com alunos.



Excursão estudo: Na represa do lago UBATAN com alunos, professores e tecnicos da empresa CASAN que realizaram palestra e acompanhamento de todo o processo desde a captação até a estação de tratamento.



Dança: Musica: Planeta Àgua. (Guilherme Arantes)


Estudos sobre o Meio Ambiente. 



Apresentação de Vídeos: O livro de Ely; Caminhos da natureza; Itajaí rio e represa; A água; Documentários; Educar na biodiversidade.


Painéis na Escola.



Curiosidades: Nosso Planeta
  • 97,4% Da água é salgada (Mares e Oceanos)
  • 2% Da água doce, mas está sob forma de gelo (Pólos e Geleiras)
  • 0,6% É de água doce (águas subterrâneas, umidades, lagos, rios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.
.
.