Sample Text

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Que Bicho é este?


       Que bicho nada! Onomatopéias até rima com centopéias, mas de bicho não tem nada não!
      Foi isso que as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental descobriram nas aulas de Língua Portuguesa, monistradas pela professora Sueli Lemos.
     Os alunos trabalharam tanto em sala de aula, como com pesquisas no laboratório de informática, descobrindo onde e como são usadas as Onomatopéias.
      Para finalizar, todos produziram dez Onomatopéias, seguindo uma história.
E as selecionadas, estão participando do blog.

Parabéns Moçada!








Estudo Literário através da releitura artística



      Nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, do 3ª ano do Ensino Médio, os alunos estão colocando a “cuca” para funcionar.
     Ao trabalhar as “Vanguardas” a professora Sueli Lemos sugeriu-lhes a releitura das obras trabalhadas, onde os grupos teriam que estudar a obra e seu artista, reinventá-la e apresentar em seminário aos colegas de turma.
     O que surgiu? Releituras maravilhosas a partir das obras: “O Grito”  de Edvard Munch - “O lanche” de Jean Metzinger - “Figura” de Ismael Nery - “ A Gare” de Tarsila do Amaral.
     Após apresentação para a turma foi exposto no mural da Escola para que as demais turmas também apreciassem e degustassem desse momento.
Parabéns, queridos Projetos de Artistas, pelos belos trabalhos.

Releitura da Obra " O Lanche"
Releitura da obra "O Lanche"
"O Lanche" de Jean Metzinger
Releitura da Obra "A Gare"
"A Gare" de Tarsila do Amaral
Releitura da Obra " O Grito"
"O Grito" de Edvard Munch
Releitura da Obra "Figura"
"Figura" de Ismael Nery

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Despertando a imaginação


       È impossível encontrar uma criança que não goste da hora do conto.
      Um mundo onde tudo pode ocorrer, onde o mais fraco vence o mais forte, um sapo se transforma no mais lindo príncipe num passe de mágica.
       Daí a importância e necessidade deste momento mágico.
       Escutando a história, a criança descobre um mundo infinito.

      Os alunos da 5ª 2 juntamente com a professora de Literatura, Marines e a professora Viviani desenvolveram no dia 18/04/2012 o dia do livro, a construção de história infantil: Monteiro Lobato e os clássicos infantis.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Celebração de Páscoa e Campanha do Quilo

         No dia 31/03/12 a EEB. Maria Salete Cazzamali realizou, no período da manhã, a celebração de Páscoa e a Campanha do Quilo. Os alimentos arrecadados na escola, pelos alunos e funcionários foram entregues para a presidente do bairro, Erica de Medeiros, para serem distribuídos às famílias carentes.
        Foram convidados pais e toda a comunidade dos bairros Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida para se fazerem presentes no evento também contou-se com a presença do Padre Clóvis e da cantora Jussara, que ajudaram abrilhantar a celebração.
       Houve apresentações de teatro com os alunos do 3ª ano, ensaiados pela professora Marines Belmonte, e de dança e música com os alunos do 2ª ao 5ª ano, ensaiados pela professora Andréa Cristina de Almeida.
Todos os professores, funcionários e a direção se fizeram presentes no 1ª dia de VIVENCIA com os pais na escola. 

  

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Homem na Sociedade

        No mês de março de 2.012, nas aulas de sociologia sob a orientação do professor Celso Menegussi, foram elaborados textos com o tema: O Homem na Sociedade, onde participaram todos os alunos dos 1os. e 2os. anos do Ensino Médio, sob a condição do melhor texto ser divulgado no Blog da escola. Antes de tudo, a direção e o professor Celso parabenizam a todos pela qualidade e o nível dos trabalhos. Bom, mas chega de enrolar, promessa feita, promessa cumprida, e aí vai o texto escolhido:

O Homem na Sociedade

     Tudo começa a milhões de anos atrás, quando o homem ainda nem vivia em sociedade como hoje. Mas já estava se organizando para fazer parte da evolução, até chegar no que somos hoje. Os primeiros homens do nosso planeta não eram iguais aos homens da atualidade, nem eram civilizados, sequer andavam eretos como nós, não dominava a linguagem, eram peludos e tinham uma fisionomia não muito aceita para os padrões de beleza da atualidade, eram nômades e viviam de forma bem rudimentar. Com o passar dos tempos, foram evoluindo, até chegar no que somos hoje, seres quase perfeitos.
    Há algum tempo atrás, vivíamos em harmonia e existia um grande companheirismo na humanidade, o que não se observa na atualidade. Que bom se pudéssemos voltar só um pouco no tempo e relembrar a época em que as pessoas visitavam-se umas as outras. Contavam histórias e conviviam em paz e harmonia, ao contrário de hoje, que além de perdermos esse sossego, perdemos também o respeito. Hoje é comum as pessoas se encontrarem na rua e não se cumprimentarem mais, mesmo sendo conhecidas ou até parentes, muitos até viram a cara um para o outro.
     Creio que toda essa frieza veio junto com a era da tecnologia, quando o homem criou a internet, o vídeo game, a TV o celular, entre outros. Muitas crianças e jovens, quando chegam em casa da escola ou do serviço e os pais estão na sala sentados conversando, ao invés de juntar-se a eles, preferem ir para o computador, vídeo game ou celular, do que juntar-se a eles, para ter um momento de "família". Acredito que a tecnologia veio para o bem, para ser útil aos homens modernos, só que os mesmos ainda não se deram conta disso e a usam de forma errada, de forma a desagregar a instituição familiar.
     Além de toda essa tecnologia que aí está, o homem criou fábricas, máquinas, carros, aviões e etc., para melhorar a sua vida e a do seu próximo. Mas usando esses meios de modo incorreto, estará destruindo o planeta. As pessoas de hoje jogam lixo em locais inapropriados, poluem o nosso ar e provocam queimadas e desmatamentos. A cada segundo, a cada minuto, a cada hora, o planeta Terra clama por socorro e as pessoas não se tocam. O dia em que acabar a água e o ar estiver totalmente poluído, o homem certamente se dará conta do estrago. Tomara que não seja tarde.

Autor: Mateus Felipe de Lima - 1o. Ano 03 Ensino Médio


.
.
.