Sample Text

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Homem na Sociedade

        No mês de março de 2.012, nas aulas de sociologia sob a orientação do professor Celso Menegussi, foram elaborados textos com o tema: O Homem na Sociedade, onde participaram todos os alunos dos 1os. e 2os. anos do Ensino Médio, sob a condição do melhor texto ser divulgado no Blog da escola. Antes de tudo, a direção e o professor Celso parabenizam a todos pela qualidade e o nível dos trabalhos. Bom, mas chega de enrolar, promessa feita, promessa cumprida, e aí vai o texto escolhido:

O Homem na Sociedade

     Tudo começa a milhões de anos atrás, quando o homem ainda nem vivia em sociedade como hoje. Mas já estava se organizando para fazer parte da evolução, até chegar no que somos hoje. Os primeiros homens do nosso planeta não eram iguais aos homens da atualidade, nem eram civilizados, sequer andavam eretos como nós, não dominava a linguagem, eram peludos e tinham uma fisionomia não muito aceita para os padrões de beleza da atualidade, eram nômades e viviam de forma bem rudimentar. Com o passar dos tempos, foram evoluindo, até chegar no que somos hoje, seres quase perfeitos.
    Há algum tempo atrás, vivíamos em harmonia e existia um grande companheirismo na humanidade, o que não se observa na atualidade. Que bom se pudéssemos voltar só um pouco no tempo e relembrar a época em que as pessoas visitavam-se umas as outras. Contavam histórias e conviviam em paz e harmonia, ao contrário de hoje, que além de perdermos esse sossego, perdemos também o respeito. Hoje é comum as pessoas se encontrarem na rua e não se cumprimentarem mais, mesmo sendo conhecidas ou até parentes, muitos até viram a cara um para o outro.
     Creio que toda essa frieza veio junto com a era da tecnologia, quando o homem criou a internet, o vídeo game, a TV o celular, entre outros. Muitas crianças e jovens, quando chegam em casa da escola ou do serviço e os pais estão na sala sentados conversando, ao invés de juntar-se a eles, preferem ir para o computador, vídeo game ou celular, do que juntar-se a eles, para ter um momento de "família". Acredito que a tecnologia veio para o bem, para ser útil aos homens modernos, só que os mesmos ainda não se deram conta disso e a usam de forma errada, de forma a desagregar a instituição familiar.
     Além de toda essa tecnologia que aí está, o homem criou fábricas, máquinas, carros, aviões e etc., para melhorar a sua vida e a do seu próximo. Mas usando esses meios de modo incorreto, estará destruindo o planeta. As pessoas de hoje jogam lixo em locais inapropriados, poluem o nosso ar e provocam queimadas e desmatamentos. A cada segundo, a cada minuto, a cada hora, o planeta Terra clama por socorro e as pessoas não se tocam. O dia em que acabar a água e o ar estiver totalmente poluído, o homem certamente se dará conta do estrago. Tomara que não seja tarde.

Autor: Mateus Felipe de Lima - 1o. Ano 03 Ensino Médio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.
.
.