Com o objetivo de um
entendimento amplo sobre os assuntos abordados em sala de aula, foram
organizados várias atividades com relação a Copa do Mundo.
Trabalhar de forma
interdisciplinar os assuntos, possibilita aos alunos um conhecimento
significativo e enriquecedor do que está sendo estudado.
No tocante a
interdisciplinaridade várias matérias foram envolvidas. Na
Matemática foram estudada as medidas, as formas geométricas, a
área, o perimetro, enfim, tudo relacionado com o futebol, seja na
medida do campo, distância entre pontos etc...
Nas matérias de
História e Geografia o tema não saiu de pauta. Os países
participantes da Copa fizeram parte dos estudos dos alunos. Cada
território, povoação, cultura, principais marcos históricos como
guerras, conquistas, enfim tudo que integra o conhecimento histórico
e geografico, foi objeto de estudo dos alunos.
Já na Língua
Portuguesa foi trabalhada a interpretação textual, onde o tema
escolhido foi o tatu bola, mascote da Copa do Mundo do Brasil. Foi
englobado também o estudo do Hino Nacional Brasileiro trabalhando
ainda os significado das palavras que o compõe. Por fim,
relacionando a disciplina de Ciências foi elaborado a pirâmide
alimentar, englobando a correta alimentação dos atletas da Copa do
Mundo.
Através do trabalho
realizado pode-se perceber a importância da união das matérias que
fazem parte da grade de estudo dos alunos. A interdisciplinariedade
proporciona, tanto aos educadores quanto aos educandos, a
possibilidade de uma difusão maior de conhecimento, sem retirar a
autonomia especialidade das matérias estudadas ressalvando ainda a
hamonização das disciplinas, objetivando a efetividade da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário