Trabalho realizado na aula de Historia sobre: A Ética Ambiental.
Tema: Ética Ambiental, as exigências de um novo modo de vida.
Nas mais diversas épocas, principalmente na atualidade se tem questionado sobre trẽs assuntos: História Humana, Meio Ambiente, Fim do Mundo. Filosofos e pensadores realizam varias reflexões mais aprofundadas sobre tais temas já que um ser de ideologia avançada sabe o certo a se fazer.
Sem sombra de duvidas somos a geração mais consumista da história humana devido a “evolução” que torna o dia a dia corrido e os produtos descartaveis, dando valor ao momentaneo não se importando com o dia seguinte. Já dizia Renato Russo “Desde que nascemos somos programados a ingerir lixo industrial”, pois nossos produtos e a nossa comida esta se tornando uma ameaça já que a cada sol que nasce assistimos na tv que mais um alimento consumido pelo mundo inteiro tem excesso químico a ponto de ocasionar grandes doenças como o câncer, exemplo Coca-Cola.
Também se torna muito mais presente em nossa sociedade o “nojo” das coisas. Vendo um mendigo na rua por exemplo, muitos sentem esse nojo. O que não se analiza é que se estamos limpos e bem trajados, porém jogamos lixo no chão so tornamos mais nojentos que o mendigo que na maioria dos casos até junta seu lixo.
Nos julgamos seres evoluidos mas onde está essa evolução? Esta é tecnologica, mas nunca intelectual. Se evoluimos o que explica essa cultura falida, esse meio ambiente tão prejudicado, essa filosofia tão ausente na sociedade?
Acho que o motivo pela qual não conseguimos executar quase nada que queremos seja a falta de ideologia, já que a mesma esta sendo substituida pela ignorância.
Não vamos fazer do mundo de pais e filhos do futuro, um lugar onde a natureza se torna presente apenas em contos de fadas e doenças malignas tornarem-se tão comuns quanto uma gripe. A frente desta situação, creio que a filosofia sem dúvida liberta a mente das pessoas para enxergar o que realmente vale à pena, desprendendo a sociedade deste ideal captalista em que dinheiro passa por cima de amor, de natureza, de si mesmo. Jovens, adultos e crianças vamos buscar soluções e deixar de ficar nesta visão simples de natureza, pensar além de nossa geração, já que nenhum pai gostaria de ver seu filho morrendo por sede, calor ou por falta de um ar respirável sabendo então que tem uma parcela de culpa sobre isso. Só se fazemos presente neste mundo porque gerações antecedentes zelaram por nós e pelo nosso futuro, criemos coragem e determinação para que juntos façamos do mundo de nossos filhos um lugar onde viver é possível. A sabedoria e o caminho certo são cães que andam pelas ruas, acolha-os e beneficie a si e suas gerações.
Aluno: Celso Menegussi Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário